Projetos de climatização e QAI em tempos de pandemia

Projetos de climatização e QAI em tempos de pandemia

Nosso diretor técnico, engenheiro Ricardo Cherem de Abreu, participou de um bate papo a convite de Jesué Graciliano da Silva, professor do IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

O painel teve como objetivo avaliar o uso do ar condicionado neste momento de pandemia, restrições e recomendações para manter um ambiente saudável, bem como, melhorias implantadas no projeto, normas aplicadas na pós-pandemia e tecnologias para descontaminação do ar, assegurando uma instalação eficiente.
Cherem discorreu sobre a qualidade do ar interior em diversos segmentos, destacando a melhoria nos projetos, recomendações das normas vigentes, investimentos em manutenção e operação e uso de tecnologias para descontaminação do ar, como a foto hidro ionização, aplicada aos sistemas de climatização, acessível ao mercado brasileiro de HVAC-R.
“O uso seguro do sistema de climatização hoje é muito preocupante, uma vez que o novo coronavírus é transmitido pela via aérea. Os aerossóis permanecem no ar em gotículas espalhando milhões de vírus que ficam dispersos neste ambiente. Por isso, o bom funcionamento do sistema de ar condicionado depende da boa mistura do ar, ou seja, quanto mais movimentado o ar, melhor. Porém, em termos de contaminação isso não se aplica. Nem sempre os dispositivos de filtração e renovação de ar disponíveis no sistema de climatização são suficientes para a contenção de vírus em ambientes climatizados. Para garantir a descontaminação, recomenda-se aumentar a taxa de ar externo e grau de filtragem e fazer uso de equipamentos para desinfeção, evidenciando a irradiação ultravioleta e a foto hidro ionização”, destaca o engenheiro.
A foto hidro ionização (PHI) é obtida com a irradiação ultravioleta sobre superfície catalizadora, que, na presença de vapor d’água no ar, gera íons oxidantes e peróxido de hidrogênio de alta reatividade. Estes produtos se espalham nos ambientes climatizados reagindo com compostos orgânicos de toda espécie, eliminando bactérias, fungos e vírus. Os equipamentos de foto hidro ionização podem ser aplicados nos sistemas de condicionamento de ar, em dutos, ou mesmo diretamente no ambiente climatizado, em unidades autônomas dotadas de ventiladores. Testes realizados em laboratório demonstraram que esta tecnologia é efetiva na eliminação de vários tipos de vírus, entre eles os do tipo corona (testados SARS, MERS e H1N1), nada ainda pode ser afirmado para o vírus causador da Covid-19, embora seja anatomicamente similar aos vírus da SARS e MERS, o que pode levar a inferir igual eficácia na eliminação.

Acesse o vídeo com a entrevista na íntegra no link https://www.youtube.com/watch?v=3GOIhrYt6VA&feature=youtu.be

Na luta contra a pandemia causada pela COVID-19, a Dannenge International, através da RGF Environmental e seus distribuidores no Brasil e América Latina, oferece uma gama de produtos para eliminar os riscos de contaminação, que agem combatendo vírus e bactérias, aplicados em sistemas de purificação do ar, garantido um ambiente saudável, livre de contaminantes.

Saiba mais em www.dannenge.com / www.rgf.com

Dannenge
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.