Transmissão aérea de Covid-19 em ambientes fechados

Transmissão aérea de Covid-19 em ambientes fechados

O jornal The New York Times publicou em 3 de julho último, a carta aberta à Organização Mundial de Saúde (OMS), redigida por 239 cientistas de 32 países, alertando que a transmissão aérea do novo coronavírus foi subestimada e pedem que a OMS revise recomendações para evitar o contágio de Covid-19.

De acordo com os cientistas, o vírus se move pelo ar em gotículas ainda menores do que as geradas por espirro ou tosse e, portanto, é capaz de alcançar distâncias maiores do que dois metros em ambientes fechados. Essas gotículas são produzidas por uma simples conversa. Assim, deveriam ser adotados o uso permanente de máscaras nesses lugares e a adição de filtros e tecnologias mais eficazes em sistemas de ventilação de residências, escolas, empresas, academias, restaurantes, clínicas e outros ambientes.
Face ao alerta, o diretor técnico da Dannenge International, eng. Ricardo Cherem de Abreu, destaca a importância de sistemas de purificação do ar através da foto hidro ionização, com potencial de combater vírus e bactérias em ambientes fechados.

“Hoje sabemos que o mecanismo de transmissão do Covid-19 é a aérea, diferente do que vinha recomendando a OMS. Exemplos claros já apareceram, como o do restaurante na China, além de trabalhos científicos divulgados, evidenciando a importância da transmissão aérea em ambientes fechados. Através da respiração deixamos partículas contaminantes e, uma vez mantidas em suspensão, espalham o vírus, capazes de permanecer no ar durante horas. O sistema de ar condicionado é um fator preocupante a medida em que tende a piorar as condições do ambiente interno se não for devidamente tratado e descontaminado. Entidades e instituições do setor de HVAC se apressaram em emitir diretrizes, tentando melhorar o que já existe, por exemplo, aumentar a taxa de renovação de ar, limpeza do sistema de ar condicionado, instalação de lâmpadas UV nas serpentinas para evitar a formação de biofilme e acúmulo de microrganismos, e melhoria no grau de filtragem. São medidas que devem ser tomadas, porém, demandam custos de implantação e não resolvem o problema, uma vez que a transmissão é pessoa a pessoa por meio das gotículas no ar. Para evitar a contaminação, além do uso de máscaras, é essencial a utilização de tecnologias ativas para combater essas partículas suspensas nos ambientes fechados e climatizados. Existe no mercado duas tecnologias que podem atuar de forma ativa: a ionização bipolar e os processos de oxidação avançada, este último, tem por base a foto hidro ionização. A RGF Environmental oferece esses dois tipos de tecnologia. Os produtos de oxidação avançada são baseados na produção de peróxido de hidrogênio, um potencial biocida, que não faz mal para as pessoas, e muito efetivo na eliminação de vírus. Infelizmente, essa tecnologia ainda é bastante desconhecida pela maioria dos profissionais do mercado de ar condicionado, por isso, sua divulgação se faz necessária, como uma solução para o atual momento”.

Assista o vídeo e confira como a foto hidro ionização age no ambiente fechado, combatendo vírus e bactérias em https://www.youtube.com/watch?v=Ke54GtDaarQ

Dannnenge International, representante da RGF Environmental no Brasil e América Latina, oferece uma gama de produtos com tecnologia por foto hidro ionização.

Clique em www.dannenge.com e conheça toda linha de sistemas de purificação do ar com tecnologia PHI.

Dannenge
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.