Como evitar a contaminação?

Os purificadores de ar com base na fotocatálise são simples geradores do gás peróxido de hidrogênio. Produzem peróxido de hidrogênio a partir do vapor d’agua e do oxigênio presentes no próprio ar. Nos fotocatalisadores uma fonte de radiação ultravioleta ioniza óxidos metálicos contidos numa estrutura metálica vazada para o ar, estrutura que envolve a lâmpada ultravioleta. Os íons liberados promovem as reações de oxirredução que resultam no peróxido de hidrogênio em estado gasoso. O peróxido de hidrogênio é altamente oxidante e por isso um excelente biocida. Os organismos simples ou unicelulares como vírus, bactérias e esporos de fungos, não tem proteção contra o peróxido. Enquanto os seres multicelulares, em sua grande maioria, geram peróxido de hidrogênio no processo de respiração celular. Por conta disso possuímos enzimas que reciclam o peróxido de hidrogênio, como a catalase, usando-o nos processos metabólicos.

A fotocatálise é um processo natural. Ocorre todos os dias ao incidir a luz do sol sobre o solo. Os purificadores de ar por fotocalisação emulam, portanto, um processo natural, que mantém nos espaços fechados concentrações de peróxido de hidrogênio semelhantes às encontradas nos lugares mais limpos da natureza.

A presença de peróxido de hidrogênio é o único processo seguro capaz de impactar no mecanismo de transmissão aérea de organismos patogênicos, combatendo-os assim que emitidos por uma pessoa contaminada. As moléculas de peróxido de hidrogênio penetram nos aerossóis por difusão gasosa e imediatamente iniciam a desativação dos microrganismos presentes. Fotocatalisadores são aplicados em milhares de locais pelo mundo: salas de cirurgia, naves espaciais, no transporte público, em edifícios comerciais, residenciais, de ensino, locais de entretenimento, consultórios médicos e odontológicos. Pense num local onde você queira limpar o ar e as superfícies e aplique. A fotocatálise está disponível.

RGF Environmental, marca representada pela Dannenge International no Brasil, América Latina e Caribe, é pioneira no desenvolvimento e fornecimento de fotocatalisadores.