Gerenciando a Qualidade do Ar Interior

Uma equipe de membros da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), designada Força-Tarefa Epidêmica, tem avaliado estratégias para a diminuição dos riscos de contaminação aérea, com intervenções nos sistemas de climatização. Em outubro atualizou sua orientação com relação à reabertura dos edifícios, divulgando um Guia de Referência para sistemas de HVAC, incluindo um conjunto de ações destinadas a mitigar a transmissão de SARS-CoV-2, entre elas a aplicação de purificadores de ar.

A ventilação e a filtragem adequadas fornecidas pelos sistemas de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar, assim como a inclusão de sistemas de purificação do ar, podem reduzir a concentração do SARS-CoV-2 espalhados nos ambientes interiores e, portanto, diminuir o risco de transmissão.

“Além do uso das estratégias tradicionais consolidadas, que são a renovação de ar, a filtração e a aplicação de lâmpadas UV-C para proteção de serpentinas, torna-se fundamental aplicar as novas tecnologias de controle ativo de contaminação, como os processos de oxidação avançada por foto catalização, ativos no controle e gases e microrganismos, assim como a ionização bipolar, ativa no controle de particulados e aerossóis. As tecnologias ativas são o único meio de intervir diretamente na transmissão aérea de doenças infecciosas”, afirma Ricardo Cherem de Abreu, diretor técnico da Dannenge International.

Para a melhoria da qualidade do ar interno, a Dannenge International, através do fornecimento de produtos da RGF Environmental, disponibiliza tecnologias ativas, aplicadas com segurança para diminuir a probabilidade de contaminação aérea.

Os purificadores de ar RGF com oxidação avançada, produzem oxidantes a partir de foto catalização. Esta tecnologia tem por base a energia proveniente de uma lâmpada UV, que, na presença de catalizadores metálicos, como óxidos de titânio e prata, libera elétrons das moléculas de vapor de água no ar, gerando íons oxidantes e, principalmente peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio, um gás amigável, difunde-se pelos dutos de movimentação de ar e pelo ambiente, reduzindo, diretamente no local, contaminantes como gases orgânicos voláteis e microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.

A Dannenge International, representante da RGF Environmental no Brasil e América Latina, oferece uma gama de produtos com tecnologia PHI para os mais diversos ambientes.

Para saber mais acesse www.dannenge.comwww.rgf.com